11 de abr. de 2009

Idoso e o Trabalho



A Organização Mundial de Saúde (OMS), em pesquisa sobre a terceira idade divulgou que se é velho a partir de sessenta anos. Nesse fase, há necessidade de a pessoa receber mais atenção, pois as transformações fisiológicas se acentuam.

Com o desenvolvimento da medicina e da tecnologia, e da consciência social, os idosos passaram a ter melhor qualidade de vida resultando em uma maior perspectiva de longevidade e consequentemente a gozar de mais respeito social.

Atualmente, os idosos representam uma grande força de trabalho – o que vem sendo reconhecido principalmente nos países mais ricos. Milhões de idosos aposentados retornam ao mercado de trabalho, mesmo com algumas barreiras.

É comum vermos cenas de descaso com os mais velhos. Jovens estacionam seus automóveis nos lugares a eles reservados. Outros demonstram impaciência e aversão em relação às dificuldades de audição ou locomoção que os acometem.

Respeitar os idosos é a palavra de ordem, porque um dia todos chegarão nessa idade. Afinal, leva-se muito tempo para se ser jovem e mais tempo ainda para ingressar na também chamada “feliz idade”. Respeitemos, pois, nossos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário