25 de abr. de 2009

Valorização do Idoso no Mercado de Trabalho



A população tem feito às empresas abrirem as portas para o idoso, começaram a valorizar a capacidade de relacionamento e anos de trabalho em uma mesma função, levando em consideração o acúmulo de experiências em diversas situações, mas outros fatores colaboram para tais contratações: incentivos fiscais, salários mais baixos que os pagos aos jovens, não terem gastos com transporte, entre outros.
A palavra certa não seria valorização, e sim ‘exploração’. A contratação dos idosos em atividades divergentes daquelas que trabalhavam antes de englobarem ao grupo de idosos como, por exemplo, Office-idoso.

Essas atividades não aproveitam os ganhos da maturidade, mas, ao contrário, acabam “sinalizando e destacando as perdas do processo de amadurecimento.” Em geral são profissionais que tiveram um investimento pesado das instituições em termos de qualificação.”
A contratação de pessoas de Terceira Idade ainda é um processo pequeno, e que por isso, os idosos recorrem, em 1º lugar, a agricultura e, em 2º, ao comércio, os homens trabalhando por conta própria e as mulheres como domésticas, sendo que algumas circunstâncias são indicadas para justificar esse processo lento, a dificuldade de atualização e aprendizado, e a maior tolerância!
Desses profissionais em relação aos cargos oferecidos mostra que, o nível de ocupação é maior entre aqueles com baixa escolaridade para os que possuem o ensino fundamental completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário